Postado por : Monik Ornellas

2011 está aí!
Que tal pensar sobre algumas atitudes pequenas, bem pequenininhas mesmo, mas que mudam TUDO.

1. FECHE A BOCA E DIGA 'NÃO' A FOFOCA.


Veja só, vivemos na era da informação, muuuuita informação! O grande lance ultimamente é repassar informação de fonte idônea, mas essa parada de repasse é antiga, então já que tudo está se modificando - ou pretende-se que assim seja -, por que não podemos fazer um upgrade numa coisa chamada fofoca? Hum???

Olha, fofoca não é legal. A vibe é péssima! Mas tem muita gente que tem um exu-fofoqueiro bitolado 24 horas por dia no cangote.

Coleguinha chegou pra contar da fulana deu para o chefe na escada do prédio: “Hum, ok, legal”. Morreu em você! E por favor, não caia na besteira de fazer comentários quando o coleguinha contar, por que seus comentários são o pano para manga das fofocas que essa mesma figura que trouxe irá levar de volta, só que mais floreado e cheio de pimenta malagueta!


Então, mesmo que dê coceira, zique-zira, sede, falta de ar ou pânico: CALE O RAIO DA BOCA! Tipo, por um mundo melhor. Essa é uma pequena atitude que gera um resultado positivo maravilhoso nas amizades, nas empresas ou na família.


Seja um túmulo!

 2. NÃO ATRAVANQUE O CAMINHO


Amigo, o grande problema do trânsito – pelo menos no Rio de Janeiro -, é a tal da falta de educação. Então, prestenção, deixa o coleguinha que está colado na sua bunda buzinar, xingar sua mãe ou toda sua geração, mas por nada nesse mundo atravanque o cruzamento!!!

Não importa se o coleguinha-motorista-mal-educado-dos-infernos da pista ao lado foi e você ficou lá, contenha sua ansiedade, pressa ou ódio-mortal-do-mundo e lembre que VOCÊ está fazendo o certo, ele não! Abriu uma brecha? Cabe seu carro? Então vai!

Motoristas: quando sentar ao volante saiba que você não está dirigindo sozinho no mundo, nem só você tem pressa e nem sempre a preferência é sua. Outra dica muito doce e pequena que vem passando despercebida: LIGA A DROGA DA SETA!!! As pessoas esqueceram que ela existe e temos que andar com bolas de cristal para saber quem vai entrar ou não.

EXISTEM LEIS DE TRÂNSITO! Então, faça sua pequena parte e siga-as.

3. SEJA GENTIL
Essa pequena atitude está para o dia-a-dia como os animais raros para extinção. Vejo e escuto diariamente pessoas reclamando da falta de educação, porém, essas mesmas pessoas parecem que foram educadas em estribarias portuguesas.

Educação, gentileza, cordialidade não é algo que se exige, é algo que se têm! Ou você gosta de ser assim, ou você gosta de botar banca e exigir dos outros o que nem mesmo você exerce.

Dê bom dia e não importa se o outro irá responder; agradeça sempre; peça licença – não aquela licença grosseira onde está intrínseco um “Sai da frente” -; sorria para quem lhe sorrir; dê a vez para senhoras e idosos... entre milhões de outras pequenas cordialidades que tornam nossa vida mais doce.

A gentileza é um atributo que decidi carregar independente do mundo externo, logo o outro não precisa reconhecer minha gentileza, pois quanto mais a pratico, mais me sinto feliz por ser como sou. Por uma questão de freqüência, quando a praticamos passamos a atrair cada dia pessoas mais gentis para nosso círculo comum. Então, ser gentil com os outros é criar um mundo gentil a nossa volta.

4. SEJA MAIS OUVIDO DO QUE BOCA


Hoje em dia todo mundo quer ser ouvido e quer aparecer, de alguma forma, de todo jeito e do jeito que for.

Veja me! Ouça me! Escute me! Leia me! Siga me! Lamba-me! Essa é a lei: Me first!




É muito pequeno na ação, mas gigante na repercussão: Aprenda a Escutar. 

Observe mais e aprenda a sublime arte de ouvir. Ouvir... Ouça as pessoas.
Aprenda a ouvir o que o outro fala, não só que sai da sua boca, mas sua expressão, seus gestos, esse conjunto conta muito mais do que as palavras.

Eu passei um perrengue com esse aprendizado no início, era muito difícil ficar calada, mas agora sou viciada! Desenvolvi um enorme prazer em observar as pessoas, porém, não são todas as pessoas que tenho prazer de escutar. Tem gente que acha que nosso ouvido é aterro sanitário e dessas eu caio fora. Embora seja bom e interessante nos disponibilizar para ouvir, um filtro é sempre imprescindível.

Mas vale a pena exercitar a arte escutatória, tente!

5. SEJA UM BARRAQUEIRO A MENOS NO MUNDO
Você não precisa sair na pancada para se impor, aliás, sair na pancada, gritar, xingar não impõe nadinha, muito pelo contrário. Então, procure segurar sua onda, vai ler os direitos do consumidor para exigir o que é seu no salto e na educação, entre outras instruções que nos ajudam a ter petulância suficiente para bancar a pompa sem se descabelar.


Eu gosto de usar o sorriso e a gentileza, sem falcatruas ou QI (sou contra), e penso que todas as pessoas devem ser respeitadas independente do cargo que ocupam ou mesmo se estão com um bico de varar a parede.

Diquinha: Saiba o nome da pessoa na qual você precisa de algo (mas tipo, 'querida', 'meu amorzinho' ou 'amada(o)', não rola, ok?), dê um bom dia acompanhado de um sorriso sincero e a trate como um ser humano e não como alguém que tem a obrigação de lhe servir, mesmo que tenha.

6. CEDA SEU LUGAR
Eu me pergunto que: se as pessoas andam tão cansadas enquanto são jovens, imagina quando forem mais velhas? Com certeza se o mundo estiver nesse galope, elas não terão condições de pegar um ônibus, a não ser que venham fazer um exclusivo para idosos, gestantes, mulheres com crianças e deficientes.

Eles não levantam! Isso me deixa indignada. Eles realmente não levantam.


É injustificável usar a desculpa de que um idoso tem passe livre e fica andando para cima e para baixo, simplesmente ceda o lugar por que ele não tem a mesma força e resistência que eu e você temos. Se isso não te comove, então quem sabe você possa tirar seu bundão da cadeira, se lembrar você será um velho pior que ele (já que é um jovem tão cansado, muito provavelmente, será um velho caquético), e para completar, o universo sempre nos solapa na mesma medida do nosso egoísmo. Se não for pela generosidade, então vá pelo interesse: plante hoje para colher mais tarde.

7. SEJA GENEROSO
As pessoas andam muito preocupadas com seus problemas, com dinheiro, com crises e existe um competição de quem tem mais problemas, dessa forma, ninguém se predispõem a ser generoso com ninguém por que todos se sentem necessitados o tempo todo.

Todos os atos atrelados à generosidade são muito, muito pequenos e singelos.

Na verdade todos os atos anteriores são generosidade de uma forma ou de outra, mas quis colocá-la em específico, para lembrarmos que ser generoso é um dos maiores benefícios que fazemos à nós mesmos, palavra de uma ex-egoísta de carteirinha.

Há uma total falta de disponibilidade em todos os níveis. Quanto mais nos negamos em ajudar  o mínimo que seja outras pessoas, mais nos tornamos rígidos, feios e toscos como humanos. E o mundo anda muuuuito feio e tosco por que as pessoas se negam umas para as outras o tempo todo, justificando tal ato pela falta de agradecimento ou reconhecimento externo.

Generosidade, Gentileza e Bondade são graxas da alma. Não existe agradecimento ou reconhecimento que ‘pague’ sua prática.

8. EXIJA SEUS DIREITOS
Pessoal, vocês não acham que está na hora de aprendermos um pouco mais sobre nossos direitos? O que mais roda da internet são e-mails que nos falam de direitos que são nossos e não fazemos idéia da sua existência! Isso por que com esse doce ‘jeitinho brasileiro’ vamos levando tudo na maciota ou barraqueirisse.

Um ato de grande inteligência seria lermos o livrinho do consumidor
e que tal a própria Constituição?

Outra coisa, vamos parar com a preguiça em exigir nossos direitos. Juizado de Pequenas Causas existe para isso, é exatamente essa falta de atitude que abre brecha para a impunidade.

9. ACREDITE NA HUMANIDADE
Várias vezes durante esse ano de 2010 fiz posts falando sobre isso.
Não somos ET’s, nem macacos para estarmos desacreditamos da humanidade, eles – os ET’s e também os macacos – até que teriam motivo para isso, mas nós não. Primeiro por que se sou humana e contesto o comportamento de outros, automaticamente me transformo na mudança que desejo ver e dessa forma, impacto minha realidade.


Se você não acredita que sua mudança possa impactar sua realidade, aí sim você está ferrado! Todo seu potencial é jogado no lixo quando faz isso e sua humanidade não vale de nada, pois ela só é boa quando decidimos criar nosso diferencial na vida. Capiti?

10. SAIBA MAIS SOBRE VOCÊ
Essa pequena atitude era para ser PRATIQUE A HUMILDADE, mas fiquei pensando que para sermos humildes DE VERDADE é preciso estarmos muito seguros sobre quem somos ou sobre nosso lugar no mundo. Qualquer sentimento de menos valia atrelado à quem somos nos coloca numa posição desconfortável com aquela sensação peculiar de inferioridade. Mas isso não é humildade, de forma alguma.

O fato é que não é fácil ser humilde de verdade,
e também é fato que há muita falsa humildade por aí.

Há uma enormidade de pessoas que não sabem nadinha sobre elas e se escondem por trás de carteiras de identificação, status, classe social, grana, aparência e outros itens 'abre alas'. Experimente tirar aquilo que as identifica e estarão totalmente descalças de si mesmas... sandálias da humildade zero para elas.

A humildade é respeito, é poder admitir quando erra, é pedir desculpas sem ferir o próprio orgulho, é poder se colocar no lugar do outro e com isso melhorar as próprias atitudes... em resumo, humildade e auto-conhecimento é o que anda faltando por aí.

Se você descobrir muito por um acaso que ainda não sabe muito sobre você, pode começar 2011 dando um pequeno ponta-pé nessa busca.

11. SEJA UM HUMANO VERSÃO 2011.Plus!



Essa é para arrematar com todas as dicas que recebi dos meus amigos do Facebook para a construção desse post. Obrigada pessoal!!!

Persistência, Paciência, Tolerância, Educação, Dar e Receber AMOR, Cuidado com as Pessoas e com o Planeta... Todos esses são atributos de um Ser Humano versão 2011Plus.

Sabe o que é interessante? Cada item desse aparece no nosso dia-a-dia disfarçado em pequenas oportunidades: uma velhinha que senta ao seu lado e dana a falar; no irmão-penta que faz o que sempre fez: encher o saco; na atendente de telemarketing que nos trata como um avestruz, enfim, são diversas oportunidades diferentes para exercitarmos esses pequenos atributos desse Novo Humano 2011Plus. Faça seu upgrade! rs

Para fechar, não deixem de ver esse vídeo:
É lindo, animado, a música e a mensagem são maravilhosas!


Isso é tudo que podemos e devemos ser: SERES RADIANTES.
Não somente em 2011, mas desde hoje, a partir desse instante e em direção ao infinito.

Feliz 2011 à todos nós!






(Não esqueça de confirmar a solicitação em seu e-mail)


Licença Creative Commons

Creative Commons License
Bitola Humana by Monik Ornellas is licensed under a Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://consciencianarealidade.blogspot.com.

Verborragia em ebook, compre já o seu na Amazon.

Verborragia em ebook, compre já o seu na Amazon.
10 frases do dia-a-dia que influenciam sua vida.

Curta!

Mais lidos

Seguidores

Assine o Bitola por E-mail

- Copyright © Bitola Humana -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -